sábado, 2 de agosto de 2014

Transição Capilar - Minha História pt 1

Oies!!!!

Pra começar o blog decidi contar um pouco sobre minha transição capilar... Esse post vai ficar extenso e pretendo dividi-lo em algumas partes para não ficar cansativo!!

Pra quem não conhece, a transição capilar é o período que passamos pra tirar alguma química do cabelo, seja ela alisamento, progressiva, definitiva, relaxamento, permanente, enfim, qualquer química, com o objetivo de voltar o cabelo ao natural.

Muitas meninas passam por isso. Somos todas extremamente influencias pelos comerciais, pelas novelas, pelas revistas, pela mídia, pela sociedade de uma maneira geral. Quem nunca viu os comerciais de pranchas e escovas dizendo que o cabelo enrolado é sem graça, ressecado e sem vida?

A muitas de nós foi imposto químicas, alisamentos, relaxamentos e etc., desde muito cedo! A mim a imposição das químicas veio aos 13 anos, mas isso não quer dizer que eu gostava do meu cabelo como era antes de fazer meu primeiro relaxamento.

Meu cabelo é enrolado tipo 3c variando em algumas partes a 3b. Então desde cedo construí uma relação de amor e ódio com meus cachos.

Ainda pequena, com meus 6, 7 anos, não tenho recordações realmente boas do meu cabelo. Não tínhamos informações, eram poucas as pessoas que sabiam lidar como cabelo cacheado/enrolado, devido a isso, ou meu cabelo estava preso ou estava armado.


Era um terror pra mim os dias que havia aula de Educação Física. Era certeza que, mesmo com o rabo de cavalo, meu cabelo ficaria armado.

A melhor fase, quando criança, foi quando minha mãe cortou meu cabelo chanel. Ficou lindo!!! Tinha por volta de 10 anos. Apesar de estar curto, conseguia controlar o volume dele.



Passado alguns anos, precisamente aos meus 13 anos, fiz meu primeiro relaxamento. Minha mãe, que também tem cabelos enrolados, fez relaxamento no cabelo dela e sobrou um pouco de produto, usávamos aquele "Hair Life", ela misturou com um pouco de creme de hidratação, com a intenção de "diluir" o produto. Foi incrível descobrir o real tamanho do meu cabelo!!! Meu cabelo, que havia voltado a ficar preso constantemente, agora tinha movimento, tinha liberdade!!! Do meio das costas, meu cabelo passou a bater na cintura, ainda cacheado.

Como eu odiava volume aquilo havia resolvido meu problema, desde então, ficar preso nunca mais... Mas no final, quem ficou presa foi eu... Numa rotina que, a principio era de 6 em 6 meses, depois passou a ser de 3 em 3 meses.

E assim comecei jogar químicas e mais químicas no meu cabelo.

Aos 16 anos, mudei de relaxante, passei a usar o "Lisa Hair" que deixava meu cabelo com menos volume ainda. O que pra mim era excelente!

(esse da foto, junto comigo, é meu marido)

Quando tinha 18 anos, apareceu aquele monte de escovas... Escova de Chocolate, Escova Marroquina... Resolvi fazer a escova de chocolate, que na verdade era um relaxamento com hidratação. O resultado foi magnífico, porém, depois de um tempo meu cabelo começou a quebrar. Sofri um corte químico.

 (com a escova)

(Depois de lavado)

Foi nessa época que passei pela minha primeira transição. Decidi que não faria mais químicas no meu cabelo. Primeiro pelo corte químico, depois porque havia cansado disso. Fiquei 3 anos para retirar toda a química do meu cabelo.
(aos 19)

Não queria fazer nada, apenas ir cortando meu cabelo conforme fosse crescendo. Quase fiquei louca durante esse tempo, lidar com duas texturas é muito difícil. Mas não me incomodava tanto, era duas texturas, mas eram meus cachinhos... Fui mantendo ele com hidratações e cortes. Não conhecia o cronograma capilar nem nada, fui fazendo conforme achava que era melhor para a saúde do meu cabelo.

(finalmente com 21, já sem química)

No meu aniversário de 21 anos, me dei de presente minha libertação. Cortei o que restava de químicas no meu cabelo. Não há sensação mais agradável que essa!!! Ver aqueles fios mortos, sem vidas ali no chão me fez chorar, mas não de tristeza e arrependimento e sim de uma alegria profunda.

Essa foi minha primeira parte da história... Estou passando pela segunda transição. Volto pra contar como está sendo esse novo processo!!!

Beijinhos e até a proxima!!!

2 comentários: